Buscar
  • patiup

Episódio #04

Atualizado: 13 de jan.



“Quando era adolescente, se eu passava do lado de uma oferenda, eu sentia medo, e dentro de mim eu dizia: ‘Tá repreendido em nome de Jesus’. Eu devia ter 12, 13 anos… Ou seja, não era uma religião diferente, era uma religião que tinha que ser repreendida. Eu não era um garoto organizado em termos violentos, mas eu estava aprendendo a olhar para a africanidade com aquela lente do exótico, primitivo, selvagem ou inimigo. E olha que loucura: eu sentia medo mesmo. Ou seja, o medo era produzido historicamente pelo racismo num garoto de 13 anos” — Henrique Vieira, pastor evangélico, em entrevista ao programa Sexta Black (GNT).


O episódio #04 da áudio série Uma Breve História da Intolerância aborda o preconceito e a discriminação de pessoas por conta da sua forma de elaborar o invisível e o indizível. Estamos falando da intolerância religiosa.


O episódio Uma Breve História da Intolerância Religiosa contextualiza a intolerância religiosa em diferentes tempos e lugares, analisa o fenômeno do fundamentalismo e também fala especificamente dessa forma de intolerância no caso brasileiro.


Participação especial do professor e analista Fernando Henrique.


Ouça agora no Spotify ou na sua plataforma preferida. Pra ver os links, é só rolar esta página até o rodapé.




Ficha técnica

Criação, Pesquisa, Roteiro e Apresentação: Pati Rabelo

Edição: André Silvestre


Agradecimentos a Marcos Tardin e a Íris Sodré, pelo apoio imenso nos bastidores, sem o qual essa áudio série não estaria no ar.


A áudio série Uma Breve História da Intolerância é um projeto fomentado com recursos da Lei 14.017/2020 — Lei Aldir Blanc — por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza.

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo