Buscar
  • patiup

Episódio #01

Atualizado: 13 de jan.



“Nas minhas disciplinas, os professores me falavam de um mundo em que ostensivamente a metade da raça humana faz tudo o que é importante e a outra metade não existe” — Gerda Lerner, autora de A Criação do Patriarcado, em entrevista publicada em 1993.


O episódio de estreia da áudio série Uma Breve História da Intolerância fala de uma criação histórica duradoura, fruto de um processo cujo início se deu por volta do terceiro milênio antes de Cristo. Estamos falando do patriarcado e do seu irmão gêmeo siamês, o machismo.


Esse primeiro episódio, chamado Uma Breve História do Machismo, fala sobre as relações entre patriarcado e machismo, disseca o mito da beleza, descreve os "dez passos" para a criação do patriarcado, além de analisar as diferenças entre matriarcado e feminismo.


Ouça agora no Spotify ou na sua plataforma preferida. Pra ver os links, é só rolar esta página até o rodapé.



Ficha técnica

Criação, Pesquisa, Roteiro e Apresentação: Pati Rabelo

Edição: André Silvestre


Agradecimentos a Marcos Tardin e a Íris Sodré, pelo apoio imenso nos bastidores, sem o qual essa áudio série não estaria no ar.


A áudio série Uma Breve História da Intolerância é um projeto fomentado com recursos da Lei 14.017/2020 — Lei Aldir Blanc — por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza.



104 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo